Plutão de Macedo

* 01/03/1920 + 21/10/2004

Nasceu em 1º de março de 1920, em Araguari (MG), iniciando-se nos esportes aos 14 anos, pela Associação Mineira de Amadores. Em 1937, ingressou no Clube Atlético Mineiro, tendo no ano seguinte fundado, com outros companheiros, o Esporte Clube Grajaú. Na década de 1940, foi campeão mineiro pelo Esporte Clube Paysandu, como jogador e técnico; bicam peão de lance-livre, individual e equipe, por Minas Gerais; vice-campeão carioca pelo Vasco da Gama. Por diversas vezes integrou a Seleção Brasileira de Basquete, disputando um Mundial e quatro Sul­ americanos.

Veio para Santos como técnico do Santos Futebol Clube, sendo campeão nas categorias principal e aspirantes (masculino), e principal (feminino) de 1952 a 54. Nessa mesma década, foi por várias vezes técnico da Seleção Santista de Basquete nos Jogos Abertos do Interior, encerrando em 1959 suas atividades nessa função.

Em 1977, foi campeão brasileiro na categoria Hiper-hiper Master, pela Associação dos Veteranos de Basquete de Santos. Casado com Ruth Pereira de Macedo, que integrou a Seleção Brasileira de Voleibol e de Basquete nas décadas de 1940 e 50, é pai de Rogério e de Ronaldo Pereira de Machado, atleta da Seleção Brasileira de Voleibol na década de 1980. Faleceu em 21 de outubro de 2004, deixando também quatro netos.

Fonte: Centro da Memória Esportiva de Santos De Vaney.

 

ATENÇÃO
O Almanaque Esportivo de Santos está procurando informações que enriqueçam esta biografia. Caso você possua documentos, reportagens ou fotografias, ou queira contribuir com seu depoimento, entre em contato conosco: gdo@almanaqueesportivodesantos.com.br ou ligue para (13)3273.7295
Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.